Home Catálogo Indicadores Waze Novidades Fale Conosco

Sobre

O SIGA – Sistema de Informações Geográficas Andreense é uma plataforma de consulta e difusão de diversas informações e serviços relativos ao município de Santo André. Além disso, se mostra também como uma importante ferramenta de planejamento e gestão, que tem a função de integrar diversos dados, espaciais ou não, em um único sistema. Isso permite combinar informações de diferentes fontes e tipos, provenientes de diversos bancos de dados, que servem de subsídio para pesquisas, planejamento e tomadas de decisões nos diversos setores da administração municipal.

Todo o sistema foi baseado na utilização de softwares livres, interfaces amigáveis e dados abertos. Isso possibilita que, tanto a Prefeitura de Santo André quanto os munícipes, tenham acesso às informações municipais com a utilização de softwares com tecnologia atualizada e sem custos financeiros, visando à democratização do acesso à informação, atendendo à Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação – LAI.

O SIGA foi desenvolvido por servidores da Prefeitura de Santo André e conta com a colaboração das diversas secretarias e autarquias municipais que compõem o Grupo Gestor da Informação – GGI, sob a coordenação do Departamento de Desenvolvimento e Projetos Urbanos da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos.

Para a construção do sistema, contamos também com o apoio de alguns parceiros:
UFABC – Universidade Federal do ABC
Sistema Ambiental Paulista – Datageo
Mapa Digital da Cidade de São Paulo – Geosampa
PRODAM – Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo

Aos quais agradecemos imensamente.

A plataforma entrou no ar em fase experimental em 18 de dezembro de 2019, apenas para os servidores municipais através da Intranet da Prefeitura de Santo André, e em 27 de maio de 2021 na internet para acesso público em geral.

O SIGA estará sempre em constante atualização e crescimento, com a inclusão de novas ferramentas e informações.