Mosaico
Conjunto de fotografias aéreas superpostas, recortadas artisticamente e montadas pelos detalhes comuns. Permite uma visão contínua da superfície fotografada.
NIS
Núcleo de Inovação Social
OGC
Open Geospatial Consortium (Consórcio Geoespacial Aberto). É uma organização internacional voluntária, composta por inúmeras organizações comerciais, governamentais, não-lucrativas e instituições de pesquisa do mundo todo. Seu objetivo é colaborar para um processo de consenso aberto, encorajando o desenvolvimento e a implementação de padrões para conteúdos e serviços na área de geomática, GIS, processamento de dados, entre outros.
OpenStreetMap (OSM)
É um projeto de mapeamento colaborativo para criar um mapa livre e editável do mundo, inspirado por sites como a Wikipédia. Traduzindo para português o nome significa Mapa Aberto de Ruas. Ele fornece dados a centenas de sites na internet, aplicações de celular e outros dispositivos.
Ortofoto digital
Imagem fotográfica obtida através de processos computacionais a partir de uma fotografia em perspectiva, na qual os deslocamentos de imagem devidos à inclinação e ao relevo foram corrigidos matematicamente
Ortofotocarta ou Ortofotomapa
Fotocarta executada mediante a montagem de ortografias. Pode ser completa com um tratamento cartográfico especial, um realce nas margens, separação de cores ou a combinação desses aspectos.
Ortofotografia
Fotografia aérea cuja distorção, devida a inclinação, curvatura e relevo, é corrigida. Fotografia resultante da transformação de sua original, que é uma perspectiva central do terreno, numa projeção ortogonal sobre um plano, complementada por símbolos, linhas e quadrículas, com ou sem legenda, podendo conter informações planialtimétricas ou somente planimétricas.
Padrão de exatidão cartográfica
Indicador estatístico de dispersão, relativo a 90% de probabilidade, que define a exatidão de trabalhos cartográficos.
Paralelos
Círculos da superfície da Terra, paralelos ao plano do Equador. Entre o Equador e cada pólo, têm-se noventa paralelos de um grau cada (cada grau é subdividido em sessenta minutos e cada minuto, em sessenta segundos). Os paralelos diminuem de comprimento à medida que se afastam da origem, linha do Equador (0º), até tornarem-se um ponto nos pólos (90º).
PASV
Plano de Ampliação do Sistema Viário
PDI
Em geoprocessamento, PDI é a sigla utilizada para Processamento Digital de Imagens. Seu uso geralmente é para as tecnologias relacionadas ao tratamento de imagens oriundas de Sensoriamento Remoto.
Peopleware
Pessoas especialistas em determinados processos computacionais.
Periféricos
Equipamentos ou componentes não integrantes do computador central (CPU), controlados e conectados por cabos de comunicação. Ex. mesa digitalizadora, plotter e impressora.
Pixels
Abreviatura de "picture elements", elementos formadores das estruturas raster, definidos por linhas verticais e horizontais espaçadas regularmente.
Planimetria
Processo de medição horizontal, ou seja, medição de todas as características do terreno, exceto o relevo.
Planta cadastral imobiliária digital
Representação planimétrica, destinada a fornecer informações detalhadas dos imóveis de uma cidade. O processo de obtenção dessa representação é todo computacional.
Plotter
Plotter ou Luther é uma impressora destinada a imprimir desenhos em grandes dimensões, como por exemplo mapas cartográficos.
PMSA ou PSA
Prefeitura Municipal de Santo André
Poligonal
Sequência de comprimentos e direções de linhas entre pontos do terreno, conseguidos através de medições de campo, e que tem por finalidade a determinação das posições dos pontos. Uma poligonação pode determinar as posições relativas dos pontos que os une, em série e, se amarrados às relações de controle num datum escolhido, as posições podem ser referidas a esse datum.
Pontos de controle
Pontos topográficos ou geodésicos, identificados numa fotografia e usados para verificar e correlacionar todas as demais informações nela contidas.
Precisão
Exatidão dos cálculos ou da gama de valores que expressam uma quantidade.
Primitivas gráficas
Elementos gráficos básicos, tais como linhas, círculos e arcos.
Projeção
Maneira pela qual a superfície da Terra é representada em superfícies bi-dimensionais, procurando-se minimizar a distorção em área, distância e direção.
Projeção cartográfica
Conjunto de métodos usados na representação da superfície terrestre, segundo o qual cada ponto da Terra corresponde a um ponto da carta e vice-versa.
Projeção cilíndrica
Projeção que se realiza mediante a projeção dos meridianos e paralelos geográficos num cilindro tangente (ou secante) a uma esfera, e após o desenvolvimento deste cilindro num plano.
Projeção conforme
Projeção em que a forma de qualquer área da superfície cartográfica não sofre deformação, e em que todos os ângulos em torno de qualquer ponto são corretamente representados.
Projeção cônica
Projeção resultante da projeção dos meridianos e paralelos geográficos num cone tangente (ou secante) à superfície da esfera que, em decorrência, desenvolve o cone num plano. As projeções cônicas podem ser ilustradas mediante a representação de um cone único, tangente à esfera, ou cortando-a ao longo de dois paralelos.
Projeção cônica conforme de Lambert
Projeção em que todos os meridianos geográficos são representados por linhas retas que se encontram num ponto comum, fora dos limites do mapa, e em que os paralelos geográficos são representados por uma série de arcos de círculos que têm ponto comum como centro. Os meridianos e os paralelos se cruzam em ângulos retos, e os ângulos na Terra são representados corretamente na projeção. Essa projeção pode ter um paralelo-padrão ao longo do qual a escala permanece exata. Em qualquer ponto do mapa a escala é a mesma em qualquer direção. Modifica-se ao longo dos meridianos, porém é imutável ao longo dos paralelos. Quando houver dois paralelos-padrão, a escala entre eles é pequena; acima deles é muito grande.
Projeção de Mercator
Projeção conforme, do tipo cilíndrica. O equador é representado por uma linha reta em escala verdadeira, e os meridianos geográficos são retas paralelas, perpendiculares à linha representada pelo equador. Os paralelos geográficos são representados por um segundo sistema de retas, perpendiculares às linhas que representam os meridianos, e, portanto, paralelas ao equador. A conformidade é conseguida mediante análise matemática, aumentando-se cada vez mais o espaçamento dos paralelos a partir do equador, a fim de conformar a escala que se expande ao longo dos paralelos, resultando em meridianos formados por retas paralelas.
Projeção ortogonal
Processo de redução de uma figura espacial para o plano. Dá-se através da projeção de cada ponto da figura (terreno) perpendicularmente a um plano de referência (planta).
QGIS
O QGIS é um software livre de Sistema de Informação Geográfica (GIS) e de Código Aberto. É licenciado segundo a Licença Pública Geral GNU. O QGIS é um projeto oficial da Open Source Geospatial Foundation (OSGeo).
Quadra Fiscal
Cada setor fiscal foi dividido em quadras fiscais que visualmente são os quarteirões do município. E cada quadra recebeu uma numeração de três dígitos.
Quadriculado UTM
Sistema de quadriculado cartográfico, baseado na projeção transversa de Mercator, destinado às cartas da superfície terrestre até as latitudes de 84º N e 80º S.
Radar
Técnica, ou equipamento, para localizar objetos móveis ou estacionários, medir-lhes a velocidade, determinar-lhes a forma e a natureza que utiliza a emissão de microondas moduladas e a detecção e análise do pulso refletido pelos objetos.
Raster
Imagem raster. Informações não simbolizadas por equações matemáticas e sim por células ou pixels.
Reambulação
Processo de verificação e identificação, em campo, de detalhes fotográficos que não puderam ser interpretados na restituição (nomes de ruas e prédios públicos, detalhes encobertos por sombras).
Rede geodésica nacional
Rede de pontos levantados e montados sobre a superfície terrestre. A localização desses pontos é estabelecida segundo padrões nacionais de precisão. Os pontos estão ligados entre si e referem-se a um mesmo datum geodésico, formando uma malha de pontos que se estendem por todo o país. O mesmo do que rede de triangulação ou rede de poligonação.
Registros alfanuméricos
Conjunto de informações formado por caracteres alfabéticos, numéricos ou caracteres especiais.
Resolução de imagem
Tamanho mínimo de detalhe que pode ser detectado na imagem.
Resolução de tela
Medida normalmente expressa em pontos por polegada (dpi - dots per inch). Define a nitidez horizontal e vertical das imagens geradas por um dispositivo de saída, com um monitor, um a impressora laser ou um plotter. Nos monitores, a resolução corresponde ao número de pixels exibidos na tela.
Resolução do sistema de lentes (de câmara fotográfica)
Capacidade que esse sistema possui de discriminar dois objetos bem definidos, ou seja, capacidade de mostrar detalhes muito próximos entre si.
Resolução espacial
Capacidade que o filme fotográfico, em combinação com o sistema de lentes e os filtros utilizados por uma câmara, tem de registrar diferentes pormenores do terreno.
Resolução radiométrica ou Espectral
Medida da largura das faixas espectrais e da sensibilidade do sistema sensor (a bordo de um satélite) que distingue entre dois níveis de intensidade do sinal de retorno. Ex. resolução de 30m.
Restituição digital ou numérica
Elaboração de cartas ou mapas, com registro em meio magnético, a partir de fotografias aéreas e de dados de controle geodésico.
RN - Referência de nível
1) Ponto de controle vertical, estabelecido num marco de caráter permanente, natural ou artificial, cuja altitude foi determinada acima ou abaixo de um datum. É em geral, construído com o nome, o número de RN, a altitude e o nome do órgão responsável.
2) Materialização no terreno da altitude de pontos, por meio de placas de bronze, de forma circular, chumbadas em blocos de concreto.
Roteamento
Sistema de rotas ou trajetos ideais entre pontos de uma carta. Ex.: os caminhos seguidos pelos caminhões de coleta de lixo de uma cidade.
Roteiro de vértices
Itinerário detalhado da posição de pontos horizontais e verticais do terreno, determinados geodesicamente.
Rumo
é o menor ângulo formado pela meridiana que materializa o alinhamento Norte Sul e a direção considerada. Varia de 0º a 90º, sendo contado do Norte ou do Sul por Leste ou Oeste.
SAJ
Secretaria de Assuntos Jurídicos