Home Catálogo Indicadores Waze Novidades Fale Conosco

Glossário

Afluente

Curso d'água, cujo volume ou descarga contribui para aumentar outro, no qual desemboca.


Afundamento

Depressão produzida pela movimentação tectônica das camadas, que pode dar origem a inclinais, grabens (fossas tectônicas) ou depressões de ângulo de falha, onde geralmente se instalam os cursos d'água.


Altimetria

Processo de medição de elevação de pontos da superfície. Diz-se do conjunto formado pelas curvas de uma carta ou mapa.


Altitude

Distância vertical a partir de um datum, geralmente o nível médio do mar, até um ponto ou objeto da superfície da Terra. Não confundir com altura, ou elevação, que se referem a pontos ou objetos acima da superfície terrestre.


ArcGIS

Pacote abrangente de softwares GIS, desenvolvido pela empresa ESRI.


Arquivo vetorial

Arquivo gráfico cujas informações estão armazenadas sob a forma vetorial, ou seja, por coordenadas formando pontos, linhas e polígonos.


Arquivo vetorial escalado

Arquivo gráfico cujas informações tiveram suas dimensões alteradas (ampliadas ou reduzidas) por um fator de escala.


Atributo

Tipo de dado não gráfico que descreve as entidades representadas por elementos gráficos. Termo usado para referenciar todos os tipos de dados não gráficos e, normalmente alfanuméricos, ligados a um mapa.


Azimute

Distância angular, medida sobre o horizonte, variando de 0º a 360º, a partir do norte por leste (Azimute topográfico) ou a partir do sul por oeste (Azimute astronômico).


Banco de dados

Conjunto de dados organizado de maneira lógica, ou seja, numa sequência que permite acesso rápido e simples.


Banda

Um dos níveis de uma imagem multiespectral, representado por valores refletidos de luz ou calor de uma faixa específica do espectro eletromagnético.


Batimetria

Ciência para determinação e representação gráfica do relevo de fundo de áreas submersas (mares, lagos, rios).


Bússola

Instrumento que contém agulha magnética móvel em torno de um eixo, que passa pelo seu centro de gravidade, montada em caixa com limbo graduado e usado para orientação.


Cadastro

Inventário ou levantamento de todos os bens e posses de uma determinada área, com município, Estado, País e destinado à determinação rigorosa do parcelamento da propriedade territorial e do uso do solo. Pode também abranger informações socioeconômicas.


Cadastro de logradouro

É o levantamento e codificação de todas as vias públicas além da infraestrutura dos logradouros por face de quadra.


Cadastro de redes

Levantamento das linhas de distribuição de energia, água e esgoto e telefonia, com a localização de pontos notáveis como caixas de distribuição, caixas de inspeção e postes.


Câmara digital

Câmara destinada à produção de fotografias para fins cartográficos, cujo registro da imagem é efetuado de maneira binária em meio magnético, gerando imagens digitais (raster).


Carta de declividade

Carta que representa declividade (gradientes) do terreno. A declividade é expressa geralmente em porcentagem ou pelo valor da tangente do ângulo de inclinação.


Carta imagem

Carta ou mapa obtido através da correção geométrica de uma imagem de satélite.


Carta índice

Cartas esquemáticas que mostram limites e nomenclaturas de cartas elaboradas e impressas por uma determinada instituição até certa data.


Cartografia

1) Ramo da ciência que trata da elaboração de mapas, proporciona subsídios para a análise e interpretação de mapas, tabelas e outros recursos gráficos; 2) Conjunto de operações científicas, artísticas e técnicas produzidas a partir de resultados de observações diretas ou de exposições de documentos.


Classificação Fiscal

É o código de cadastro dos imóveis na Prefeitura de Santo André, sendo composto pelo setor fiscal, quadra fiscal e lote fiscal. Possuindo o formato 00.000.000 que representa dois dígitos do setor fiscal, três dígitos de quadra fiscal e três dígitos de lote fiscal de onde o imóvel se localiza.


Cobertura aerofotogramétrica

Conjunto de fotografias aéreas necessário para a elaboração de estudos ou mapeamento de determinada área.


Convenções cartográficas

São uma série de símbolos aceitos internacionalmente e criados pela necessidade de reproduzir um objetivo em um mapa, como, por exemplo, elementos naturais. Sendo assim, são símbolos utilizados para representar e localizar diversos lugares, bem como construções, ouro, prata, cobre, entre outros. Por isso, um mapa geralmente pode ser compreendido independentemente do país em que foi produzido.


Conversão de dados

Conjunto de fórmulas e equações que tem como objetivo a conversão de uma coordenada dentro do sistema de coordenadas geográficas para o sistema de coordenadas UTM, e vice-versa. Todas as informações são feitas com base na geometria do elipsóide de revolução e nas propriedades do elipsóide. Ambas servem como referência ao posicionamento geodésico.


Coordenadas

Valores lineares e/ou angulares que indicam a posição ocupada por um ponto num sistema de referência qualquer.


Coordenadas cartesianas

Sistemas de coordenadas na qual a localização de pontos no espaço é expressa em referência a três planos, chamados planos de coordenadas (X,Y e Z), perpendiculares entre si.


Cota

Número que exprime a altitude de um ponto em relação a uma superfície de nível de referência.


Cota de curva

Valor numérico aposto numa curva de nível, a fim de indicar a sua altitude relativa a um datum, geralmente o nível médio do mar.


CSV

Os arquivos CSV (Comma-separeted values) são arquivos de texto de formato regulamentado pelo RF 4180, que faz uma ordenação de bytes ou um formato de linha separando valores com vírgulas. Softwares como o Microsoft Excel, Google Sheets, Aple Numbers, LibreOffice Calc e outros conseguem abrir este arquivo.


Curvas de nível

Linhas e curvas representadas numa carta ou mapa, que unem pontos de mesma elevação e que se destinam a retratar a forma do relevo.


Dado

1) Qualquer grandeza numérica ou geométrica, ou conjunto de tais quantidades, que pode servir como referência ou base para cálculo de outras grandezas; 2) Representação de fatos, conceitos e instruções apropriadas para o processamento por meios humanos ou automáticos.


Dados analógicos

Dados armazenados em um meio não magnético. Ex.: em papel


Dados binários

Dados codificados e armazenados através da combinação (sequencial) de dois dígitos (binário), o zero e o um.


Dados de camada

Dados com características similares contidos num mesmo plano ou nível (rodovias, rios). Normalmente, as informações contidas numa camada de dados estão relacionadas e são desenhadas para serem usadas com outras camadas.


Dados vetoriais

Conjunto de vetores que permitem formar pontos, linhas ou linhas fechadas (poligonais).


Datum

Superfície de referência para controle horizontal (X,Y) e vertical (Z) de pontos.


Datum altimétrico

Destinado ao posicionamento altimétrico de pontos sobre a superfície terrestre. É materializado por um ponto fixo, cuja altitude sobre o nível do mar é conhecida. Usualmente utiliza-se o nível médio dos mares como altitude zero.


Datum geodésico

Destinado ao posicionamento planimétrico de pontos sobre a superfície terrestre. É definido por: uma origem fisicamente materializada (marca de origem); as coordenadas geográficas do marco de origem; um modelo matemático de simulação da superfície terrestre (elipsóide); a altura geoidal do ponto de partida; a orientação do modelo matemático (azimute de partida).


Digitalização

Processo de captura de informações através do uso de mesas digitalizadoras.


DTM

Digital Terrain Model (Modelo Digital do Terreno). Representação digital da superfície terrestre, através de uma malha de elevação ou lista de coordenadas tridimensionais. Muito frequentemente usado como sinônimo de DEM (Digital Elevation Model).


DWG

é a extensão de arquivos de desenho em 2D e 3D nativa do software AutoCAD. Este formato, diferentemente do DXF, é proprietário. Pertence à Autodesk, fabricante do AutoCAD.


DXF

O formato DXF (Drawing Exchange Format) em padrão aberto. Foi desenvolvido pela Autodesk ainda no ano de 1982, justamente para resolver o problema de troca de arquivos entre programas e promover a interoperabilidade como parte do AutoCAD 1.0. A intenção era fornecer uma representação exata dos dados contidos nos arquivos do padrão proprietário da empresa, o DWG. Por este motivo, hoje a grande maioria dos softwares CAD é capaz de abrir e salvar no formato DXF.


Elevação

Ponto elevado da altura dos astros acima do horizonte.


Elipsóide

1) Figura matemática muito próxima do geóide na forma e no tamanho, utilizada como superfície terrestre de referência nos cálculos dos levantamentos geodésicos; 2) Sólido geométrico obtido pela rotação de uma elipse sobre um de seus eixos. No caso cartográfico, utiliza-se como geratriz o eixo de rotação terrestre.


Entidades gráficas

Elementos gráficos como linhas, círculos, símbolos, etc.


Escala cartográfica

A escala, em cartografia, é a relação matemática entre as dimensões do objeto real e a fonte.


Escala Gráfica

Graduada em partes iguais, que indica a relação das dimensões ou distâncias marcadas sobre um plano com as dimensões ou distâncias reais. Escala de um mapa, escala de um gráfico estatístico.


ESRI

Sigla para Environmental Systems Research Institute. É uma empresa americana especializada na produção de soluções para a área de informações geográficas, sendo uma das principais empresas em Sistemas de Informação Geográfica (GIS).


Estereograma

Par de fotografias ou fotogramas que possibilita visualização em três dimensões, através de princípios de estereoscopia.


ETL

Extract, Transform and Load (Extração, transformação e carga).


Feição

Um objeto ou aspecto da superfície da Terra.


Formato padronizados

Dimensões padronizadas pela norma NBR 10068 (NB 1087) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para folhas de papel: A0 = 1188 x 840mm; A1 = 840 x 594mm; A2 = 594 x 420mm; A3 = 420 x 297mm; A4 = 297 X 210mm.


Fotografia Aérea

Fotografia obtida por sensores a bordo de aeronaves.


Fotogrametria

1) Ciência da elaboração de cartas, mediante fotografias aéreas, utilizando-se aparelhos e métodos estereoscópicos. O mesmo que Aerofotogrametria; 2) Técnica de determinação das curvas de nível, nos levantamentos cartográficos, por meio de pares de fotografias.


Fotoíndice

Conjunto de fotografias aéreas, superpostas pelos detalhes que lhes são comuns, reduzido fotograficamente. Permite visualizar o conjunto fotografado e identificar fotografias e faixas de vôo pelos seus códigos.


Fuso UTM

Zona de projeção delimitada por dois meridianos cuja longitude difere de 6 graus e por dois paralelos de latitude 80 graus, Norte e Sul.


Geodésia

1) Ciência que procura definir e situar as características naturais e físicas de grandes porções da superfície terrestre; 2) Ciência que busca a determinação da forma e das dimensões da Terra.


Geofísica

Ramo da física experimental que se preocupa em determinar a estrutura, a composição e o desenvolvimento da Terra, inclusive a atmosfera e a hidrosfera.


Geografia

Ciência que estuda a distribuição dos fenômenos físicos, biológicos e humanos na superfície da Terra, as causas dessa distribuição e as relações locais de tais fenômenos.


Geóide

Superfície equipotencial do campo gravimétrico da Terra, coincidindo com o nível médio inalterado do mar, e que se estende por todos os continentes, sem interrupção. A direção da força da aceleração da gravidade é perpendicular ao geóide é a sua superfície de referência para as observações astronômicas e para o nivelamento geodésico.


GEOJSON

GEOJSON (Geographical JavaScript Object Notation) é um formato compacto de troca de dados simples e rápido entre sistemas que possui informação geográfica.


Geomorfologia

Ciência que estuda as formas de relevo, tendo em vista a origem, a estrutura e natureza das rochas, o clima da região e as diferentes forças endógenas e exógenas que, de modo geral, entram como fatores modificadores do relevo terrestre.


Geoprocessamento

Conjunto de tecnologias de coleta, tratamento, desenvolvimento e uso de informações georreferenciadas.


Gimbal

Suporte para fixação de câmera com correções automáticas de pitch e roll (gimbal 2D) ou pitch, roll e yaw (gimbal 3D) . Faz com que a filmagem fique estabilizada, sem ser afetada pelos movimentos do drone.


GIS

Geographic Information System (Sistema de Informação Geográfica). Sistema de computador composto de hardware, software, dados e procedimentos, construído para permitir a captura, gerenciamento, análise, manipulação, modelamento e exibição de dados referenciados geograficamente, para solucionar, planejar e gerenciar problemas.


GNSS

Global Navigation Satellite System (Sistema Global de Navegação por Satélite). Basicamente, são todas as tecnologias que utilizam navegação ou posicionamento por satélites e os problemas que as envolvem.


GPS

Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global). Sistema americano, criado para navegação utilizando sinais emitidos por satélites artificiais. Suas aplicações incluem navegação e posicionamento no mar, no ar e sobre a superfície terrestre.


GRASS

GRASS GIS, comumente referido apenas como GRASS, Geographic Resource Analysis Support System (Sistema de Apoio à Análise de Recursos Geográficos), é um software livre de GIS e de código aberto usado para o gerenciamento de informações geoespaciais e análise de dados, processamento de imagens, gráficos e produção de mapas, modelagem espacial, e visualização. GRASS GIS é usado atualmente em ambientes acadêmicos e comerciais, praticamente no mundo inteiro.


Hardware

Conjunto formado pelos equipamentos de processamento de dados e seus componentes como monitor, mouse, mesa digitalizadora, CPU, disco rígido, impressora, plotter, scanner, etc.


Hidrografia

1) Ciência que se ocupa da medida e descrições das características físicas dos oceanos, mares, lagos, e rios, bem como das suas áreas costeiras contíguas, com a finalidade em geral, de navegação; 2) Representação cartográfica dos elementos hidrográficos permanentes ou temporários.


Hipertexto

Faz o acesso ao texto ou documento para que os leitores possam percorrer caminhos associativos ao longo do documento, seguindo relações preferidas ou criadas por eles mesmos.


Imagem

Registro permanente em material fotográfico de acidentes naturais, artificiais, objetos e atividades, obtido por sensores como o infravermelho pancromático e o radar de alta resolução.


Imagem de radar

Combinação do processo fotográfico e de técnicas de radar. Impulsos elétricos são emitidos em direções predeterminadas, e os raios refletidos, ou devolvidas, são utilizados para fornecer imagens em tubos de raios catódicos. As imagens são, depois, obtidas da informação exposta nos tubos.


Imagem de satélite

Imagem captada por um sensor a bordo de um satélite artificial, codificada e transmitida para uma estação rastreadora na Terra (imagem raster).


Imagem multiespectral

Imagem de múltiplas bandas, isto é, obtida por vários sensores que detectam a energia em bandas de diferentes comprimentos de onda.


Informação

Conjunto de dados que possuem significado próprio.


Informação georreferenciada

Dados alfanuméricos geograficamente referenciados às informações gráficas de um mapa.


Informática

Ciência do tratamento racional e automático de informação considerando-se esta como base do conhecimento e comunicação.


Input

Neologismo para dados de entrada ou, simplesmente, entrada.


Interface

Neologismo para interação ou ligação. Ex. interface cliente-fornecedor e interface com programas e arquivos. Interface é, em informática, um circuito eletrônico que controla a interligação entre dois dispositivos de hardware e os ajuda a trocar dados de maneira confiável.


Interface com o usuário

Características de um programa ou computador que determinam a forma como interage com os usuários.


Isolinha

1) Linhas ao longo das quais os valores são mantidos constantes. Ex.: Isóbatas - curvas de mesma profundidade; Isoipsas - curvas de mesma altitude; Isotérma - curvas de mesma temperatura; Isoieta - curvas de mesma precipitação pluvial. 2) Linha que representa a interseção do plano de uma fotografia vertical com o plano de uma fotografia oblíqua superposta. Se a fotografia vertical fosse livre de inclinação, a isolinha seria a paralela isométrica da fotografia oblíqua.


JSON

JSON (JavaScript Object Notation) é um formato compacto de troca de dados simples e rápido entre sistemas.


KML

Keyhole Markup Language (Linguagem de marcação Keyhole).


Landsat

Um dos programas americanos de imageamento da superfície terrestre por satélites, iniciado pela NASA em meados dos anos 70. Também usado para designar um ou mais satélites do programa e os dados de imagens por eles enviados.


Latitude

Ângulo entre o plano do horizonte e o eixo de rotação da Terra; isto é, de forma simplificada, à distância em graus de um dado ponto da superfície terrestre à linha do Equador. A latitude vai de 0º a 90º tanto para o Norte como para o Sul.


Legenda

Parte de um mapa, situada geralmente dentro da moldura de uma folha padrão, com todos os símbolos e cores convencionais, e suas respectivas explicações.


Limítrofe

Que se situa ou que vive nos limites de uma extensão, de uma região, etc.


Longitude

Ângulo entre o plano de um meridiano qualquer e o plano do Meridiano de Greenwich. De forma mais simplificada, é a distância em graus de um dado ponto da superfície terrestre ao Meridiano de origem (Greenwich). A Longitude vai de 0º a 180º para o Leste e para o Oeste.


Lote Fiscal

Cada quadra fiscal foi dividida em lotes que são os imóveis do município, estes lotes receberam uma numeração de três dígitos.


Mapa base

Dado mapeado que serve de base para o geoprocessamento. Em alguns casos essa base raramente muda (ex. região censitária). Em outros casos a informação requer freqüentemente manutenção (ex. cadastro de propriedades).


Mapa de bits (bitmap)

Representação de imagem armazenada na memória do computador, onde cada elemento (pixel) da imagem é representado por um padrão (conjunto) de bits.


Mapa de Kernel

Também conhecido como mapa de calor. Ele é criado através do método de interpolação.


Mapa ou Carta

Representação gráfica analógica ou digital, geralmente em uma superfície plana e em determinada escala, das características naturais e artificiais da superfície ou da sub-superfície terrestre. Os acidentes são representados dentro da mais rigorosa localização possível, relacionados em geral a um sistema de referência coordenadas.


Mapa temático

Mapa relacionado a um determinado tópico, tema ou assunto em estudo. Mapas temáticos ou mapas-síntese enfatizam tópicos, tal como vegetação, geologia ou cadastro de propriedade.


Meridiano Central do Fuso

Longitude de origem de cada fuso da projeção UTM.


Meridianos

Círculos máximos que cortam a Terra em duas partes idênticas, de pólo a pólo. Todas as linhas de meridianos entrecruzam-se nos pólos. Convencionalmente, no Congresso Internacional de Cartografia de Londres em 1985, resolveu-se adotar como meridiano origem o que passa sobre o Observatório de Greenwich. Todos os meridianos possuem a mesma extensão - 40.036 km.


Metadados

Metadados, ou metainformação, são dados sobre outros dados.


Modelos Numéricos ou modelos digitais

Modelos formalizados por meio de expressões matemáticas e lógicas. Em Cartografia servem para modelar a superfície do terreno.


Mosaico

Conjunto de fotografias aéreas superpostas, recortadas artisticamente e montadas pelos detalhes comuns. Permite uma visão contínua da superfície fotografada.


NIS

Núcleo de Inovação Social


OGC

Open Geospatial Consortium (Consórcio Geoespacial Aberto). É uma organização internacional voluntária, composta por inúmeras organizações comerciais, governamentais, não-lucrativas e instituições de pesquisa do mundo todo. Seu objetivo é colaborar para um processo de consenso aberto, encorajando o desenvolvimento e a implementação de padrões para conteúdos e serviços na área de geomática, GIS, processamento de dados, entre outros.


OpenStreetMap (OSM)

É um projeto de mapeamento colaborativo para criar um mapa livre e editável do mundo, inspirado por sites como a Wikipédia. Traduzindo para português o nome significa Mapa Aberto de Ruas. Ele fornece dados a centenas de sites na internet, aplicações de celular e outros dispositivos.


Ortofoto digital

Imagem fotográfica obtida através de processos computacionais a partir de uma fotografia em perspectiva, na qual os deslocamentos de imagem devidos à inclinação e ao relevo foram corrigidos matematicamente


Ortofotocarta ou Ortofotomapa

Fotocarta executada mediante a montagem de ortografias. Pode ser completa com um tratamento cartográfico especial, um realce nas margens, separação de cores ou a combinação desses aspectos.


Ortofotografia

Fotografia aérea cuja distorção, devida a inclinação, curvatura e relevo, é corrigida. Fotografia resultante da transformação de sua original, que é uma perspectiva central do terreno, numa projeção ortogonal sobre um plano, complementada por símbolos, linhas e quadrículas, com ou sem legenda, podendo conter informações planialtimétricas ou somente planimétricas.


Padrão de exatidão cartográfica

Indicador estatístico de dispersão, relativo a 90% de probabilidade, que define a exatidão de trabalhos cartográficos.


Paralelos

Círculos da superfície da Terra, paralelos ao plano do Equador. Entre o Equador e cada pólo, têm-se noventa paralelos de um grau cada (cada grau é subdividido em sessenta minutos e cada minuto, em sessenta segundos). Os paralelos diminuem de comprimento à medida que se afastam da origem, linha do Equador (0º), até tornarem-se um ponto nos pólos (90º).


PASV

Plano de Ampliação do Sistema Viário


PDI

Em geoprocessamento, PDI é a sigla utilizada para Processamento Digital de Imagens. Seu uso geralmente é para as tecnologias relacionadas ao tratamento de imagens oriundas de Sensoriamento Remoto.


Peopleware

Pessoas especialistas em determinados processos computacionais.


Periféricos

Equipamentos ou componentes não integrantes do computador central (CPU), controlados e conectados por cabos de comunicação. Ex. mesa digitalizadora, plotter e impressora.


Pixels

Abreviatura de "picture elements", elementos formadores das estruturas raster, definidos por linhas verticais e horizontais espaçadas regularmente.


Planimetria

Processo de medição horizontal, ou seja, medição de todas as características do terreno, exceto o relevo.


Planta cadastral imobiliária digital

Representação planimétrica, destinada a fornecer informações detalhadas dos imóveis de uma cidade. O processo de obtenção dessa representação é todo computacional.


Plotter

Plotter ou Luther é uma impressora destinada a imprimir desenhos em grandes dimensões, como por exemplo mapas cartográficos.


PMSA ou PSA

Prefeitura Municipal de Santo André


Poligonal

Sequência de comprimentos e direções de linhas entre pontos do terreno, conseguidos através de medições de campo, e que tem por finalidade a determinação das posições dos pontos. Uma poligonação pode determinar as posições relativas dos pontos que os une, em série e, se amarrados às relações de controle num datum escolhido, as posições podem ser referidas a esse datum.


Pontos de controle

Pontos topográficos ou geodésicos, identificados numa fotografia e usados para verificar e correlacionar todas as demais informações nela contidas.


Precisão

Exatidão dos cálculos ou da gama de valores que expressam uma quantidade.


Primitivas gráficas

Elementos gráficos básicos, tais como linhas, círculos e arcos.


Projeção

Maneira pela qual a superfície da Terra é representada em superfícies bi-dimensionais, procurando-se minimizar a distorção em área, distância e direção.


Projeção cartográfica

Conjunto de métodos usados na representação da superfície terrestre, segundo o qual cada ponto da Terra corresponde a um ponto da carta e vice-versa.


Projeção cilíndrica

Projeção que se realiza mediante a projeção dos meridianos e paralelos geográficos num cilindro tangente (ou secante) a uma esfera, e após o desenvolvimento deste cilindro num plano.


Projeção conforme

Projeção em que a forma de qualquer área da superfície cartográfica não sofre deformação, e em que todos os ângulos em torno de qualquer ponto são corretamente representados.


Projeção cônica

Projeção resultante da projeção dos meridianos e paralelos geográficos num cone tangente (ou secante) à superfície da esfera que, em decorrência, desenvolve o cone num plano. As projeções cônicas podem ser ilustradas mediante a representação de um cone único, tangente à esfera, ou cortando-a ao longo de dois paralelos.


Projeção cônica conforme de Lambert

Projeção em que todos os meridianos geográficos são representados por linhas retas que se encontram num ponto comum, fora dos limites do mapa, e em que os paralelos geográficos são representados por uma série de arcos de círculos que têm ponto comum como centro. Os meridianos e os paralelos se cruzam em ângulos retos, e os ângulos na Terra são representados corretamente na projeção. Essa projeção pode ter um paralelo-padrão ao longo do qual a escala permanece exata. Em qualquer ponto do mapa a escala é a mesma em qualquer direção. Modifica-se ao longo dos meridianos, porém é imutável ao longo dos paralelos. Quando houver dois paralelos-padrão, a escala entre eles é pequena; acima deles é muito grande.


Projeção de Mercator

Projeção conforme, do tipo cilíndrica. O equador é representado por uma linha reta em escala verdadeira, e os meridianos geográficos são retas paralelas, perpendiculares à linha representada pelo equador. Os paralelos geográficos são representados por um segundo sistema de retas, perpendiculares às linhas que representam os meridianos, e, portanto, paralelas ao equador. A conformidade é conseguida mediante análise matemática, aumentando-se cada vez mais o espaçamento dos paralelos a partir do equador, a fim de conformar a escala que se expande ao longo dos paralelos, resultando em meridianos formados por retas paralelas.


Projeção ortogonal

Processo de redução de uma figura espacial para o plano. Dá-se através da projeção de cada ponto da figura (terreno) perpendicularmente a um plano de referência (planta).


QGIS

O QGIS é um software livre de Sistema de Informação Geográfica (GIS) e de Código Aberto. É licenciado segundo a Licença Pública Geral GNU. O QGIS é um projeto oficial da Open Source Geospatial Foundation (OSGeo).


Quadra Fiscal

Cada setor fiscal foi dividido em quadras fiscais que visualmente são os quarteirões do município. E cada quadra recebeu uma numeração de três dígitos.


Quadriculado UTM

Sistema de quadriculado cartográfico, baseado na projeção transversa de Mercator, destinado às cartas da superfície terrestre até as latitudes de 84º N e 80º S.


Radar

Técnica, ou equipamento, para localizar objetos móveis ou estacionários, medir-lhes a velocidade, determinar-lhes a forma e a natureza que utiliza a emissão de microondas moduladas e a detecção e análise do pulso refletido pelos objetos.


Raster

Imagem raster. Informações não simbolizadas por equações matemáticas e sim por células ou pixels.


Reambulação

Processo de verificação e identificação, em campo, de detalhes fotográficos que não puderam ser interpretados na restituição (nomes de ruas e prédios públicos, detalhes encobertos por sombras).


Rede geodésica nacional

Rede de pontos levantados e montados sobre a superfície terrestre. A localização desses pontos é estabelecida segundo padrões nacionais de precisão. Os pontos estão ligados entre si e referem-se a um mesmo datum geodésico, formando uma malha de pontos que se estendem por todo o país. O mesmo do que rede de triangulação ou rede de poligonação.


Registros alfanuméricos

Conjunto de informações formado por caracteres alfabéticos, numéricos ou caracteres especiais.


Resolução de imagem

Tamanho mínimo de detalhe que pode ser detectado na imagem.


Resolução de tela

Medida normalmente expressa em pontos por polegada (dpi - dots per inch). Define a nitidez horizontal e vertical das imagens geradas por um dispositivo de saída, com um monitor, um a impressora laser ou um plotter. Nos monitores, a resolução corresponde ao número de pixels exibidos na tela.


Resolução do sistema de lentes (de câmara fotográfica)

Capacidade que esse sistema possui de discriminar dois objetos bem definidos, ou seja, capacidade de mostrar detalhes muito próximos entre si.


Resolução espacial

Capacidade que o filme fotográfico, em combinação com o sistema de lentes e os filtros utilizados por uma câmara, tem de registrar diferentes pormenores do terreno.


Resolução radiométrica ou Espectral

Medida da largura das faixas espectrais e da sensibilidade do sistema sensor (a bordo de um satélite) que distingue entre dois níveis de intensidade do sinal de retorno. Ex. resolução de 30m.


Restituição digital ou numérica

Elaboração de cartas ou mapas, com registro em meio magnético, a partir de fotografias aéreas e de dados de controle geodésico.


RN - Referência de nível

1) Ponto de controle vertical, estabelecido num marco de caráter permanente, natural ou artificial, cuja altitude foi determinada acima ou abaixo de um datum. É em geral, construído com o nome, o número de RN, a altitude e o nome do órgão responsável. 2) Materialização no terreno da altitude de pontos, por meio de placas de bronze, de forma circular, chumbadas em blocos de concreto.


Roteamento

Sistema de rotas ou trajetos ideais entre pontos de uma carta. Ex.: os caminhos seguidos pelos caminhões de coleta de lixo de uma cidade.


Roteiro de vértices

Itinerário detalhado da posição de pontos horizontais e verticais do terreno, determinados geodesicamente.


Rumo

é o menor ângulo formado pela meridiana que materializa o alinhamento Norte Sul e a direção considerada. Varia de 0º a 90º, sendo contado do Norte ou do Sul por Leste ou Oeste.


SAJ

Secretaria de Assuntos Jurídicos


Satélites artificiais

Dispositivos lançados no espaço que orbitam ao redor da Terra e transmitem informações diversas (ambientais, meteorológicas, de posicionamento, etc.).


SC

Secretaria de Cultura


Scanner

Dispositivo ótico de varredura, que captura imagens e as transfere para um computador no formato raster.


SCAS

Secretaria de Cidadania e Assistência Social


SDGE

Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego


SE

Secretaria de Educação


Sensor

1) Recurso técnico destinado a aumentar os sentidos naturais do homem. Ex.: a bússola, a lente, o termômetro, o auto-falante, etc. 2) Dispositivo ou aparelho sensorial que capta e registra, sob a forma de imagem, a energia refletida ou emitida pela configuração do terreno, objetos e acontecimentos, incluindo os acidentes artificiais, os fenômenos físicos e as atividades do homem. A energia pode ser nuclear, eletromagnética (com inclusão das partes visíveis e invisíveis do espectro), química, biológica, térmica, mecânica, e ainda os ventos, os sons e a vibração da terra.


Sensoriamento remoto

Detecção e/ou identificação de um objeto sem que se tenha um sensor em contato direto com um objeto. Inclui análises por satélite e fotos aéreas. Registro da energia refletida ou emitida por objetos ou elementos da superfície terrestre ou de outros astros, por sensores localizados a grandes distâncias (geralmente no espaço).


SEPE

Secretaria de Esporte e Prática Esportiva


Servidor de arquivos

Computador que disponibiliza área em disco para todos os computadores conectados a uma rede local.


Setor Fiscal

O município de Santo André foi dividido em 26 macro áreas fiscais e cada uma recebeu uma numeração de dois dígitos.


SGBD

Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados.


SGF

Secretaria de Gestão Financeira


Shapefile

O shapefile é um formato de armazenagem de dados vetoriais da Esri para armazenar a posição, formato e atributos de feições geográficas. Os arquivos shapefile são armazenados como um conjunto de arquivos relacionados e contém uma classe de feição. Os shapefiles geralmente contêm grandes feições com muitos dados associados e foram historicamente utilizados em aplicativos GIS desktop. O shapefile é o formato vetorial mais usado no mundo para armazenamento de feições geográficas.


SHRF

Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária


SIA

Secretaria de Inovação e Administração


SIGA

Sistema de Informações Geográficas Andreenses


SIRGAS2000

Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas. Foi oficializado como o novo referencial geodésico para o sistema geodésico brasileiro em 2005.


Sistema de projeção

Correspondência matemática contínua entre os pontos de um elipsóide de referência e os pontos de um plano (mapa).


Sistema de triangulação

O plano fundamental ou a rede de estações principais e de estações auxiliares. O plano fundamental é a estrutura do sistema, amarrado a diversos pontos para o estabelecimento prévio de estações de triangulação de ordem igual ou superior.


Sistema geodésico

Rede de triangulação ou poligonação referida a um mesmo datum geodésico.


Sistema geodésico brasileiro

Conjunto de pontos geodésicos implantados no país, determinados e calculados segundo procedimentos operacionais fixos e modelos geodésicos padrão, previstos em lei. Atualmente é o SIRGAS2000.


SMA

Secretaria de Meio Ambiente


SMSU

Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos


SMU

Secretaria de Mobilidade Urbana


Software

Conjunto de componentes lógicos que possibilitam o funcionamento dos componentes físicos do computador. Pode ser: Software básico (composto de programas de controle das funções básicas do computador) ou software de aplicação (programas de solução dos problemas específicos dos usuários).


Spline

Função polinomial que suaviza os segmentos de reta de uma linha.


SQL

Structured Query Language (Linguagem Estruturada de Consulta) .


SS

Secretaria de Saúde


SSC

Secretaria de Segurança Cidadã


Topografia

1) Descrição minuciosa de uma localidade/topologia. Arte de representar no papel a configuração duma porção do terreno com todos os acidentes e objetos que se achem à sua superfície; 2) Configuração da superfície da Terra, incluindo o relevo, a posição dos cursos d'água as estradas, as cidades, etc. O conjunto das características naturais e físicas da Terra. Um acidente simples, como uma montanha ou um vale é denominado um acidente topográfico. A topografia é subdivida em hipsografia (os aspectos do relevo), hidrografia (a água e os detalhes relativos à drenagem), cultura (a obra do homem) e vegetação; 3) A ciência da representação dos aspectos naturais e artificiais de um lugar ou de uma região, especialmente no modo de apresentar as suas posições e altitudes. O termo inclui os campos científicos e técnicos do levantamento, da geodésia, da geofísica, da geografia, das artes gráficas e das atividades afins, até o ponto em que elas são essenciais à realização da cartografia topográfica.


Toponímia

1) Estudo da origem e significação dos nomes próprios de um lugar; 2) Relação dos nomes de lugar de um país, estado, região etc.


Topônimo

Nome próprio de um acidente topográfico natural ou artificial.


Transporte de coordenadas

Operação matemática que permite obter coordenadas de um ponto num dado sistema, conhecendo-se as coordenadas de outro ponto nesse mesmo sistema, além do azimute e distância entre eles.


Triangulação

Método de levantamento em que as estações são pontos do terreno, localizados nos vértices de uma cadeia ou rede de triângulos. Os ângulos são medidos por instrumento, e os lados escolhidos como bases, cujos comprimentos são conseguidos por medição direta no terreno.


UAIC

Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários


UCE

Unidade de Comunicação e Eventos


UPAE

Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos


UTM

Universal Transverse Mercator (Mercador Transversal Universal). Sistema de coordenadas planas que circulam o globo baseado em 60 zonas de tendência, no sentido norte-sul, cada uma com 6 graus de largura de longitude.


Vetor

Segmento de linha reta, com o tamanho normalmente representado pelos pares de coordenadas dos pontos extremos. Dados vetoriais referem-se aos dados em forma tabular com uma dimensão.


Vetorização

Processo de geração de arquivos gráficos com dados vetoriais, utilizando softwares de CAD ou softwares de interpretação de imagens digitais em formato raster (vetorização automática).


WCS

Web Coverage Service (Serviço de Cobertura na WEB)


WFS

Web Feature Service (Serviço de Recursos da Web).


WMS

Web Map Service (Serviços de Mapas da Web).


WPS

Web Processing Service (Serviço de Processamento da Web).


X - Coordenadas

Distâncias leste-oeste, também chamadas abscissas.


XML

XML Extensible Markup Language (Linguagem de Marcação Extensível).


Y - Coordenadas

Distâncias norte-sul, também chamadas ordenadas.


Zona de projeção

Região do elipsóide de referência normalmente representada por um sistema de projeção, de modo que as alterações de projeção ficam fracas. A superfície pode ser estendida além dos limites normais a fim de assegurar o reconhecimento parcial de outras áreas contíguas.


Fonte: http://geoeduc.com