No dia 1º de setembro aconteceu a segunda reunião ordinária do GGI (Grupo de Gestão de Informação) que teve como pauta tópicos importantes e de interesse de várias áreas da Prefeitura como: Adesão a INDE, SIGA Invest, Parque do Pedroso e Quadra fiscal no SIGA.

Foi apresentado como algumas camadas do SIGA podem ser acessadas dentro do visualizador da INDE, adesão muito importante porque aumenta a visibilidade do geoprocessamento da Prefeitura de Santo André em âmbito nacional além de permitir cruzar dados espacializados de Santo André com outras bases federais, estaduais e municipais. Foram disponibilizados na INDE: geoserviços e metadados.

Figura 01 - Visualizador da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE)

Na primeira reunião de 2023 do GGI apresentou-se a idéia do SIGA Setorial, a equipe desenvolveu um piloto do projeto que foi apresentado aos membros, o SIGA Invest, que consiste em colocar um conjunto de camadas para permitir que investidores analisem onde investir na cidade. Uma camada de corredores comerciais foi mapeada na cidade e colocada neste SIGA Setorial para iniciar o piloto que ainda se encontra em desenvolvimento e não está disponível ao público.

Figura 02 - Piloto do SIGA Invest

Os membros do GGI tomaram conhecimento do andamento do projeto de Mapeamento do Parque do Pedroso e das descobertas que a equipe de campo já mapeou da parte hídrica, flora e fauna. Cada incursão à esta unidade de conservação, tão importante para o município, tem surpreendido positivamente neste projeto.

Figura 03 - Mapeamento do Parque do Pedroso

Para finalizar a reunião apresentou-se a consulta de quadra fiscal no SIGA, ou consulta dos lotes fiscais do município. A modernização da consulta é um ganho exponencial para os munícipes e para a Prefeitura que a tempos enfrentavam desafios com o antigo sistema de consulta. Agora a consulta pode ser efetuada em qualquer navegador, com um sistema de fácil navegação e intuitivo. Os membros do GGI ficaram surpresos positivamente com a disponibilização da consulta a muito tempo desejada.

Figura 04 - Impressão da consulta da Quadra Fiscal no SIGA

A próxima reunião está prevista para dezembro de 2023.

Figura 05 - Membros do GGI e convidados presentes dia 01/09/2023