3 de março de 2023 - O Grupo de Gestão de Informação (GGI) realizou sua primeira reunião presencial do ano. O colegiado reúne técnicos de diversas áreas da Prefeitura de Santo André para discutir e analisar geoprocessamento de dados. Na pauta: nova camada no SIGA sobre Quadra Fiscal e descontinuidade do sistema EGEO/GEOWEB, planejamento de novas camadas, SIGA Setorial, integração do SIGA a INDE, e novos projetos: GeoBim, SATrans, PlusCode, Câmeras de Monitoramento e Mapeamento do Parque do Pedroso.

"O GGI existe oficialmente desde junho de 2019, quando foi publicado o Decreto 17.189/2019. O grupo é composto por representantes de todas as secretarias e autarquias que trabalham com geoinformação. Daí surge o SIGA, que conta com mais de 200 camadas de dados especializados sobre Santo André e tem de cerca de mil acessos individualizados por mês, inclusive de outros países”, explica Acácio Miranda, secretário de Planejamento de Santo André.

Destaque para a nova camada do SIGA sobre Quadra Fiscal que será lançada ainda neste mês. Por meio do SIGA, será possível fazer toda pesquisa sobre setor, quadra e lote de uma área do município. Com o lançamento desta nova camada, o sistema atual EGEO será descontinuado e, posteriormente o GEOWEB. Também foi informado que o sistema de georreferenciamento de Santo André integrará a INDE – Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (https://inde.gov.br/).

“Com a adesão, seremos a 9ª Prefeitura a aderir a INDE e a 4ª a disponibilizar dados do município especializados, sendo a primeira do Estado de São Paulo. E isso é motivo de muito orgulho, pois mostra que estamos no caminho certo. Dado é informação e informação é acesso ao conhecimento”, explica Fernanda Paganelli Toller França, gerente de Planejamento e Projetos Urbanos da Secretaria de Planejamento.

No encontro também foram apresentadas e discutidas outras ações que vão auxiliar a administração na elaboração e execução de políticas públicas mais precisas, como a parceria com o Google para utilização do PlusCode. “O recurso facilita a localização de munícipes que vivem em locais sem endereço oficial (áreas irregulares). Também vai auxiliar em outras ações, como a Patrulha Maria da Penha e o CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais”, observa Diego Cabral, diretor de Planejamento e Projetos Urbanos.

Monitoramento Parque do Pedroso

A Prefeitura de Santo André também prepara mapeamento dos recursos naturais do Parque do Pedroso. Destaque para a atualização da rede hidrográfica, fauna e flora. Serão realizadas inúmeras vistorias de campo e utilizados GPS, Câmera Trap e a Classificação Supervisionada de Imagens de Satélite. O projeto será executado em parceria com o SEMASA, UFABC e Polícia Ambiental. Todo o mapeamento será incluído no banco de dados do geoprocessamento e disponibilizado no SIGA.