O geoprocessamento é o processamento automatizado de dados georreferenciados. Ele utiliza softwares que permitem o uso de informações cartográficas e banco de dados georreferenciados com informações que possam associa-se. Por exemplo, permite que utilize uma planta da cidade identificando as características de cada imóvel.

As possibilidades de utilização do geoprocessamento são inúmeras: agricultura, monitoramento de veículos, turismo, pesquisa de mercado. É sobretudo útil às administrações municipais, que podem lançar mão da ferramenta para:

a) ordenamento e gestão do território, o uso mais difundido – trata-se de construir um banco de dados informatizado que reproduza todo o cadastro de interesse;
b) otimização de arrecadação – fornece um volume significativo de informações para a revisão da planta genérica de valores;
c) localização de equipamentos e serviços públicos – é possível identificar áreas com maior nível de carência e os melhores locais para instalação de equipamentos e serviços públicos;
d) identificação de público-alvo de políticas públicas – por exemplo, incidência de doenças para programas na área da saúde ou educação e programas de renda mínima, cruzando-se dados sobre renda das famílias e desempenho escolar;
e) gestão ambiental e gerenciamento dos serviços de limpeza pública – acompanhar a evolução da poluição da água e do ar, níveis de erosão do solo, disposição irregular de resíduos;
f) gerenciamento do sistema de transportes – é possível realizar estudos de demanda do transporte coletivo, identificar pontos críticos de acidentes e vias com mais necessidade de manutenção;
g) comunicação com os cidadãos – identificar necessidades e oportunidades de contato com os cidadãos, permitindo que entidades da sociedade civil, a ouvidoria pública municipal ou mesmo cidadãos possam ter livre acesso às informações do governo;
h) gestão da frota municipal – é possível obter informações sobre os tipos de usos da frota, conhecendo os trajetos mais comuns e sua intensidade.

E diversas outras àreas que podem utilizar das ferramentas de geoprocessamento para melhor as analises e tomadas de decisão.

As bases cartográficas são obtidas através de serviços de aerofotogrametria que passam por extensa analise e tratamendo antes de serem inseridas no banco de dados e finalmente disponibilizadas para o uso das áreas. Com a aerofotogrametria é possível restituir informações como lotes, glebas, edificações, estradas, logradouros, tipos de pavimentos, sinalizações, redes de infraestrutura e muitas outras informações. E para este trabalho, é fundamental que junto com o levantamento áereo ocorra o levantamento "in loco" para complementação.

Uma coisa é certa, o geoprocessamento é um investimento com alta taxa de retorno, geralmente trazendo elevação da arrecadação, não apenas dos imóveis mas de todas as tomadas de decisões que o municipio pode se beneficiar.