Santo André lança sistema de gestão e monitoramento com base geográfica que é inédito na região. O Siga (Sistema de Informações Geográficas Andreenses) visa integrar todos os sistemas da prefeitura e visa mais eficiência na aplicação e gerenciamento de políticas públicas e permite também informações mais precisas e detalhadas para o cidadão. O sistema está em fase de implantação e até o final do ano estará funcionando internamente e em 2020 a base de dados poderá ser consultada pelo público em geral.

Como o sistema visa otimizar os recursos com um planejamento mais eficiente, também não foi gasto nada para a sua implantação, já que ele é todo construído sobre uma plataforma de software livre que vai organizar uma grande gama de informações da Prefeitura e autarquias através de uma base georreferenciada. O objetivo é otimizar os procedimentos internos e o planejamento das ações. Já os munícipes poderão conhecer melhor o território e os serviços ofertados pela administração. Também não foi contratado mais pessoal, já que os servidores estão sendo treinados na nova plataforma através de uma parceria com a UFABC.

De acordo com Pedro Seno, Superintendente de Planejamento e Assuntos Estratégicos, da prefeitura de Santo André e um dos responsáveis pela implantação do Siga, a vantagem é que o sistema pode “conversar” com todos outros usados pela administração. “Ele é  um banco de dados com um mapa onde se pode obter informações sobre vários serviços. Quem quiser abrir uma empresa, por exemplo, pode ver as áreas de restrições, quais as medidas tem que executar para abrir”, explica. O sistema georreferenciado vai simplificar a relação com o município. “A prefeitura quer zerar a fila para creche no ano que vem, no Siga a mãe pode acessar o mapa na sua região ver qual o melhor local para colocar o filho, vai poder também marcar consultas”, exemplifica.

O Siga está baseado em três conceitos: utilização de software livre, disponibilização de dados abertos e adoção de interfaces amigáveis semelhante ao Geosampa, usado pela prefeitura da Capital. Na fase inicial está prevista a disponibilização de 14 camadas de informação, tais como limites municipais, zoneamento, aspectos físicos do território e localização de equipamentos públicos. Posteriormente, a disponibilização de informações será expandida de forma progressiva, de acordo com as necessidades da administração e com o interesse da população.

Alguns dados serão atualizados conforme procedimentos específicos, como o Plano Diretor e o Censo Demográfico, por exemplo. Já informações sobre saúde e educação serão atualizadas diariamente. Segundo Seno o novo sistema tem muita utilização o que garante sua atualização e a garantia de que continuará útil por muito tempo. “A solução tecnológica está entre as mais utilizadas no mundo na área de geoprocessamento, portanto a chance de descompasso tecnológico é zero”, finaliza.

Imagem de como será o sistema Siga, que já é alimentado por alguns dados. (Foto: Reprodução)

Notícia original: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/2692429/santo-andre-prepara-novo-sistema-de-informacao-inedito-na-regiao/