Equipamentos da Defesa Civil e da Segurança foram disponibilizadas de forma espacializada na cidade

O SIGA – Sistema de Informações Geográficas Andreense acaba de lançar mais uma camada de dados geoprocessados da cidade. A partir de agora, será possível acessar um conjunto inicial de 53 câmeras de monitoramento distribuídas pelo município de forma espacializada, ou seja, o dispositivo está localizado no mapa da cidade no endereço do local onde foi instalado.

Os aparelhos fazem parte do sistema de monitoramento do Centro de Operações Integradas (COI), da Secretaria de Segurança. A novidade também possibilita cruzar dados de outras informações oferecidas pelo SIGA, que já conta com mais de 200 camadas de dados geoespacializados de Santo André.

“Com esta nova camada do SIGA, o munícipe terá acesso em tempo real às imagens dos locais e poderá realizar outras consultas de dados utilizando todo conjunto de informações disponíveis no sistema, como escolas, hospitais, delegacias e linhas de ônibus próximas das câmeras pesquisadas. Também possibilitará maior integração ao conjunto de medidas de segurança da cidade”, explica o secretário de Planejamento, Acácio Miranda.

“Neste conjunto se encontram algumas câmeras da Defesa Civil que realizam o monitoramento do nível dos córregos, rios e piscinões. Estamos trabalhando para a inclusão de novos dispositivos que deverão ser disponibilizadas futuramente”, explica Fernanda Paganelli Toller França, gerente de Planejamento e Projetos Urbanos da Secretaria de Planejamento.

As câmeras de monitoramento disponibilizam o vídeo em um tamanho reduzido de forma que não permita a identificação das pessoas e placas de carros em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Parte delas também oferece imagens em 360° graus, com aproximação de alguns pontos. As imagens podem ser acessadas em siga.santoandre.sp.gov.br, na camada “Mais Acessados”.